segunda-feira, 24 de agosto de 2009

Resumo da obra: Ressurreição


Primeiro romance de Machado de Assis, pertencendo portanto à “primeira fase” da obra do escritor, marcada pelo Romantismo, “Ressurreição” tem enredo bastante simples: narra a história de Félix, solteirão de trinta e seis anos que, embora não acredite no amor, acaba apaixonando-se por Lívia, jovem viúva que tem um pequeno filho de cinco anos. A história envolve basicamente o conflito psicológico entre Félix e Lívia: o solteirão descobre-se apaixonado pela viúva, e por isso torna-se inseguro e desconfiado; seus ciúmes acabam tornando o romance inviável.
Dentre os personagens secundários, destaca-se Raquel, menina de dezessete anos que se apaixona por Félix, mas cuja pureza leva-a a sacrificar seu amor pelo bem de Lívia. Há durante todo o livro um contraste entre a pureza e a inocência de Raquel, a ardente paixão de Lívia e a instabilidade emocional de Félix: enquanto as duas mulheres parecem sempre dispostas a arriscarem tudo pelo amor, o solteirão sempre acaba pondo tudo a perder.
Ao fim da obra, Félix desfaz o noivado com Lívia na véspera do casamento, graças a uma carta que recebe que o alertava contra uma possível traição de Lívia; a carta é, na verdade, uma armadilha preparada por um pretendente da viúva; Félix acaba descobrindo a cilada, mas seu gênio desconfiado faz com que, mesmo assim, desista do matrimônio. O que torna o romance uma grande obra é a profundidade psicológica dos personagens, marca do estilo literário de Machado de Assis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário